:: Conheça nossa história
 
A história da Confeitaria e Panificadora Colonial começa a partir do momento em que o senhor José teve a sensata idéia, em 1982, de desenvolver uma cozinha especializada em produtos artesanais e variados, lembranças da cozinha de sua esposa, dona Miranda, tudo fresquinho, em estilo da colônia. Inspirado neste contexto, o próprio seu José escolhe o nome Colonial para designar o seu futuro empreendimento, cuja arquitetura e decoração, seriam também em estilo colonial, com móveis rústicos em madeira de excelentes acabamentos.
Atento a suprir a demanda dos cafés da manhã de hotéis da cidade de Itajaí, que começaram a ter dificuldades para obter produtos com a qualidade que os hóspedes exigiam, incrementa-se a cozinha e inicia-se a fabricação de doces e pães, oferecendo assim, maior variedade, melhor qualidade com menor custo.
A iniciativa deu certo e a produção ultrapassou os limites das salas de café dos hotéis. Familiares e amigos passaram a comprar para consumo próprio, estabelecendo aí, a primeira clientela, que desenvolve uma confiável propaganda.

Em 16 de novembro de 1983 foi inaugurada a Confeitaria e Panificadora Colonial, anexo ao Itajaí Tur Hotel, à rua Alberto Werner, nº 133, no bairro Vila Operária, em Itajaí, Santa Catarina.
Assume a direção do empreendimento, então, o atual proprietário, o filho mais velho do casal, juntamente com sua esposa.
Em 1986 ocorre a ampliação da área de produção para o aperfeiçoamento da panificação, na linha de pães caseiros.
Os primeiros produtos fabricados como pães, broas, doces miúdos e tortas, tinha agora influência da cultura artesanal alemã, trazida pelo primeiro confeiteiro que veio do Rio Grande do Sul.
Daí em diante, os proprietários sempre atentos às tendências do mercado, realizam a contratação de novos profissionais capacitados com cursos de especialização e investem em visitas a feiras da indústria da confeitaria e panificação no Brasil e inclusive no exterior ( Alemanha, França, Las Vegas, Buenos Aires ). A busca constante por aperfeiçoamento, essencial para o profissionalismo alcançado pela empresa Confeitaria e Panificadora Colonial, faz com que já seja considerada uma das melhores da região e eleita em 2004 como uma das 30 melhores confeitarias do país.